67 3026-8828 / 3026-8821

comunicacao@julianovarela.org.br

Dia Internacional da Síndrome de Down “Chega de estereótipos: abaixo o capacitismo”

Associação Juliano Varela promove ações durante toda semana para mostrar à sociedade as capacidades das pessoas com Síndrome de Down

 

“Chega de estereótipos: abaixo o capacitismo”, este é o tema deste ano do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado dia 21 de março. Os estereótipos são muitas vezes baseados em informações limitadas ou em experiências pessoais, e eles impedem as pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual de serem tratadas como as outras pessoas. Muitas vezes, a sociedade cria um estereótipo, uma imagem infantilizada e subestimada dessas pessoas, levando a exclusão e ao preconceito. Uma vez formado, um estereótipo pode ser difícil de mudar. Por isso, a Campanha deste ano vem como um convite para mudarmos nossa forma de pensar e ver as pessoas com Síndrome de Down, mostrando que são pessoas como qualquer outra, que possuem identidade individual, gostos, dons, capacidades e talentos.

Há 30 anos, a Associação Juliano Varela vem trabalhando para quebrar a barreira sociais do preconceito, desenvolver a autonomia e promover a inclusão e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down e deficiências intelectuais, do nascer ao envelhecer especial, preparando-os para o Mundo. Agora é hora do Mundo se preparar para receber essas pessoas, sem preconceitos, sem estereótipos e sem segregação.

“As pessoas com síndrome de Down podem exercer suas potencialidades como qualquer outra pessoa. Basta aceitarmos seus limites e estimularmos suas capacidades. E é claro, olharmos para eles com os olhos do coração e não do preconceito”, declara Maria Lucia Fernandes, cofundadora da Associação Juliano Varela e defensora da causa Down há 32 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »